quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Era Uma Vez um Gênio: muita fantasia e pouca imaginação

 

O conto fantástico que apresenta um gênio da lâmpada que concede três desejos faz parte da compilação árabe “Mil e Uma Noites”. Graças às inúmeras versões cinematográficas a história ganhou popularidade e se incorporou também na tradição ocidental. A mais nova versão deste conto, que chega às telas pelas mãos de George Miller, traz uma nova abordagem. O gênio, sempre tratado como um personagem secundário, desta fez é alçado à condição de coprotagonista e narrador da história.

A filmografia do australiano George Miller é um caso à parte pela diversidade de temas, abordagens e gêneros. Aos 77 anos o diretor segue filmando com a energia de diretor estreante, sem medo de se aventurar por terrenos inexplorados, desafiando riscos. O cineasta que criou Mad Max nos anos 70, já filmou porquinhos e pinguins digitais e recentemente nos entregou o vigoroso Mad Max: Estrada da Fúria, não para de nos surpreender. Seu mais recente trabalho, Era Uma Vez um Gênio (Three Thousand Years of Longing), é um misto de drama, romance e comédia que se insere na mesma linha de, por exemplo, As Bruxas de Eastwick - que Miller realizou em 1987 – no que se refere à inserção de elementos de fantasia na narrativa.


Enquanto participava de uma conferência em Istambul (Turquia) a intelectualizada e solitária Drª Alithea Binnie (Tilda Swinton), especialista em narrativas históricas, adquire um pequeno jarro de vidro em uma loja de souvenir. Ao lavar a peça acaba libertando um djinn (Idris Elba), uma entidade sobrenatural da mitologia árabe que no ocidente conhecemos como “Gênio". A criatura lhe oferece três desejos em troca de sua liberdade. A Drª se recusa a fazer os pedidos, pois sua racionalidade coloca em dúvida a veracidade do mito que está à sua frente. O djinn, então, tenta convencê-la contando histórias fantásticas de seu passado. Por fim, ela acaba fazendo um surpreendente pedido que expressa seus mais profundos desejos com consequências inesperadas para os dois.

O filme em grande medida resgata a tradição das histórias orais colocando em cena um narrador (no caso o próprio djinn) como uma espécie de menestrel que supervaloriza sua própria biografia. O objetivo era seduzir sua interlocutora com suas incríveis aventuras por reinos e reinados ao longo da história. Mas, para azar do gênio sedutor, Alithea é uma pessoa racional demais para embarcar naquelas narrativas. É neste ponto que se revela o tema central do filme: o conflito entre Mito e Ciência.


As discussões filosóficas dos dois personagens num quarto de hotel revelam inicialmente duas posições antagônicas, que ao fim encontram um ponto comum de convivência. O gênio encontra razões para aceitar uma vida mais “humana” e a doutora, por sua vez, rompe (parcialmente) suas sólidas convicções racionais e cede para uma vida mais leve, com fantasia e imaginação.

A estrutura de uma história, dentro de uma história, dentro de uma história de Era Uma Vez um Gênio nos leva inevitavelmente a uma narrativa episódica, que raramente conquista a atenção da plateia, e aqui, particularmente, é maçante por vários momentos. O todo e suas partes tende a ser um pouco dispersivo, pois o ritmo dramatúrgico é sacrificado em favor de uma narrativa que parece se encantar demasiadamente com os encantos da própria história que está encenando. Onde tudo isso nos leva?


O ponto de chegada não é exatamente recompensador em termos de espetáculo de entretenimento. O terceiro ato do filme de George Miller é uma reversão de expectativa. Os três mil anos que o enredo do filme abrange se concluem de maneira trivial e decepcionante. Muito barulho por nada, diria Shakespeare. Difícil acreditar que Era Uma Vez um Gênio faça carreira e encontre público nos cinemas. O destino parece ser mesmo o streaming, onde eventualmente até possa ser uma boa opção para uma sessão sem compromisso.

Então, só nos resta dizer: “Senhor Miller, por favor, volte logo para a estrada furiosa”.

Assista ao trailer: Era Uma Vez um Gênio


Jorge Ghiorzi / Membro da ACCIRS


Nenhum comentário:

Postar um comentário