A presença feminina, usualmente relegada ao segundo plano, quando muito, em produções que tem o universo mafioso como tema, ganha protagonismo absoluto na comédia Mafia Mamma – De Repente Criminosa (Mafia Mamma), estrelada por Toni Collette, sob direção de Catherine Hardwicke (de Aos Treze, Crepúsculo e A Garota da Capa Vermelha).
Kristin (Collette) é uma típica dona de casa, mãe e esposa de uma família suburbana nos Estados Unidos. Certo dia um telefonema vira sua vida pelo avesso. Descobre que seu avô faleceu na Itália e recebe uma convocação, quase intimação, para comparecer ao funeral e tratar de assuntos familiares. Lá descobre que herdou um império da máfia que está em conflito com uma famiglia adversária e ela, a inocente dona de casa, foi escolhida para ser a nova chefona da família, a capo di tutti capi.
Personagens inocentes lançados em situações inesperadas é um tema clássico e recorrente no cinema, especialmente em comédias. De imediato podemos lembrar do maravilhoso Muito Além do Jardim, onde o simplório jardineiro interpretado por Peter Sellers chega até aos altos escalões da Casa Branca como conselheiro, por conta de uma sucessão de mal entendidos, felizes coincidências, instinto de sobrevivência e muita sorte.
A mensagem das mulheres no poder, no comando, vem embalada em uma comédia muito bem construída e, acima de tudo, divertida. O saldo final é solidamente positivo graças ao talento indiscutível de Toni Collette, uma das atrizes mais versáteis e competentes da sua geração. Ela consegue brilhar em qualquer gênero: drama, comédia ou horror. Contribui muito para o alto astral de Mafia Mamma o elenco de coadjuvantes, todos ótimos e admiráveis. O único ponto levemente dissonante, curiosamente, é o outro grande nome da produção, a italiana Monica Bellucci. Sua personagem tem pouco a acrescentar a trama (apesar da expectativa que se constrói), é dispensável, nunca diz a que veio e parece ter sido interpretada no piloto automático.
Assista ao trailer: Mafia Mamma – De Repente Criminosa
Jorge Ghiorzi / Membro da ACCIRS
janeladatela@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário