Por mais de três meses, profissionais se uniram para colaborar
num
projeto que apoia as empresas na preparação para
o momento em que as salas de
cinema vierem a reabrir
Pela primeira vez
no mercado brasileiro, exibidores, distribuidores, produtores, criativos e
parceiros da indústria estão envolvidos em um projeto único com o intuito de
preparar e implementar a retomada do cinema no Brasil, num movimento chamado #JuntosPeloCinema.
É uma ação inédita que, respeitando a individualidade de cada empresa e
mantendo a livre concorrência, busca ações para manter acesa a magia do cinema.
Colaborando desde final de março, o grupo de profissionais voluntários
envolvidos no projeto tem como meta retomar o diálogo entre a experiência da
sala de cinema e o público, de agora até o momento de reabertura das salas
pelas autoridades, respeitando os protocolos aplicáveis de segurança e
bem-estar já determinados ou em elaboração pelos governos locais.
A ideia nasceu dos
profissionais que atuam no meio audiovisual visando auxiliar o segmento de
mercado de exibição no Brasil a reencontrar seu público. As ações concretas são
mediadas pela Flix Media, empresa especializada em comercialização de espaços
publicitários no cinema. Conforme o time da Flix comunicava a ideia da campanha
#JuntosPeloCinema, diferentes profissionais e mais players aderiam ao projeto.
Neste momento, o que importa é uma coisa: relembrar a experiência incomparável
da exibição nas salas de cinema. Esse esforço coletivo e pro bono de
mais de 200 profissionais do mercado em prol do cinema é fundado no propósito
de oferecer um ambiente de segurança e bem-estar para o público e de preservar
milhares de empregos ligados à indústria cinematográfica, do set de filmagem à
sala de exibição.
Como resultado, o
movimento faz grandes entregas: uma campanha de comunicação que visa fortalecer
o vínculo entre o cinema e o seu público. Um estudo sobre os protocolos de
segurança e bem-estar desenvolvidos por governos e autoridades de saúde dá
apoio, especialmente, aos pequenos e médios exibidores para que possam reabrir
as salas com pleno atendimento às diretrizes de biossegurança que são
determinadas pelos governos. E o Festival De Volta Para O Cinema, que dará
as boas-vindas para o público quando as salas reabrirem.
Na primeira fase
da campanha – ainda com as salas sem atividades de exibição -, mais de 300
veículos de mídia abrem espaço em sua sem suas programações para
divulgar um vídeo que reforça os laços do público com o cinema.
Na segunda fase,
um pouco antes da data de reabertura das salas ao público – que é determinada
pelas autoridades -, se inicia a comunicação sobre os novos procedimentos que
acompanham toda a jornada do espectador dentro do cinema. Serão oferecidos aos
exibidores materiais que explicam os protocolos elaborados pelos governos
locais - eles variam de cidade para cidade ou de estado para estado. Para esta
etapa, tem sido fundamental a participação de entidades do setor como a
Federação Nacional das Empresas Exibidoras de Cinema (Feneec), os sindicatos
estaduais, seus associados e a Associação Brasileira de Multiplex (Abraplex).
Eles acompanham a divulgação das diretrizes das autoridades competentes e estão
orientando a aplicação dos protocolos.
E quando as salas
de cinemas abrirem? O movimento #JuntosPeloCinema ainda irá
ajudar a esclarecer as possíveis dúvidas dos espectadores, comunicará os filmes
em cartaz ou a estrear e oferecerá um conteúdo muito especial: o Festival
De Volta para o Cinema, idealizado pelo crítico, curador e apresentador
Érico Borgo em parceria com distribuidores e exibidores, um projeto único na
história do nosso cinema.
O Festival está programado para estrear junto com a
reabertura das salas. Distribuidores nacionais e estrangeiros conseguiram os
direitos e as cópias digitais de filmes que emocionaram os brasileiros. São
clássicos, sucessos de bilheteria e crítica que integrarão com as estreias a
programação de filmes nas duas primeiras semanas após a abertura.
Assista o vídeo da Campanha:
Nenhum comentário:
Postar um comentário