sábado, 6 de fevereiro de 2021

Marlee Matlin: superando desafios


Uma das imagens mais impactantes da história do Oscar aconteceu em 1987 quando a vencedora de Melhor Atriz, Marlee Matlin, recebeu a estatueta por seu desempenho em Filhos do Silêncio e fez seu agradecimento sem proferir nenhuma palavra, utilizando apenas a língua americana de sinais.

Marlee Matlin perdeu a audição aos 18 meses de vida e o desenvolvimento da fala ficou prejudicado. Ela só voltou a se expressar oralmente após longo tratamento e treinamento com especialistas.

Esta condição, no entanto, não impediu que fizesse carreira como atriz, que começou aos sete anos quando interpretou a Dorothy numa versão teatral da peça “O Maravilhoso Mágico de Oz”.

O primeiro filme, aos 21 anos, foi justamente aquele que lhe rendeu, além do Oscar, o Globo de Ouro de melhor atriz dramática. Em Os Filhos do Silêncio ela interpreta uma ex-aluna da escola para surdos onde trabalha um professor de linguagem de sinais, interpretado por William Hurt, que à época era seu marido na vida real.

Os Filhos do Silêncio


A vitória de Marlee na maior premiação do cinema mundial é extraordinária. Ela foi a primeira e até hoje única atriz a vencer o Oscar por uma atuação apenas com a língua de sinais. Após seu feito apenas outras duas atrizes concorreram ao prêmio também atuando com a língua de sinais: a japonesa Rinko Kikuchi, por Babel em 2007, e Sally Hawkins, por A Forma da Água em 2018.

Em 1988 Marlee Matlin retornou ao palco do Oscar para anunciar os indicados de Melhor Ator. Daquela vez falou com sua própria voz e revelou o nome do vencedor do ano: Michael Douglas por Wall Street.

Na sequência a atriz participou de alguns filmes importantes, como o drama histórico Walker (1987), com Ed Harris e direção de Alex Cox; a produção francesa L’homme au masque d’or (1991) de Éric Duret; a comédia Romance por Interesse (1991) de Richard Shepard, e o drama de suspense O Jogador (1992) integrando o elenco cheio de estrelas do filme de Robert Altman.

Em meados da década de 90 Marlee Matlin passou a construir uma vasta e consistente carreira na televisão protagonizando ou participando de filmes e séries como Seinfeld; The Outher Limits; Picket Fences; Spin City; Plantão Médico; O Desafio; The Division; Desperate Housewives; Lei & Ordem; West Wing; CSI: Nova Iorque; The L World; Glee e Quantico, entre outras.

CODA


Em 2020 a atriz voltou em grande estilo ao cinema participando do prestigiado longa-metragem CODA, de Sian Heder, recentemente premiado no Festival Sundance de Cinema como Melhor Filme, Melhor Direção, Júri Popular e Melhor Elenco. CODA (sigla para “Child of Deaf Adults”, ou Criança de Adultos Surdos) conta o drama de uma jovem surda que fica dividida entre seguir sua paixão pela música e seu medo de abandonar os pais.

Além da coincidência na semelhança dos títulos dos dois filmes que utilizam (no original) os termos “children e “child”, o tema da surdez em CODA também faz uma conexão direta com Os Filhos do Silêncio, a estreia da atriz. Será este um sinal do “comeback” definitivo de Marlee Matlin para o cinema? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário