![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhohzXKrDo3nNhifZFShPSCl0piJPQUfvqIi-mnTrBgObkjKrPdsy3czlotf61ISzsT6d9Zbnq1WeFwrx8Wg-AL60dpFfjssIKOHhnopJEVh4iN17vCEOAgEcSWZT_E2xDtY_bMec4jNd_3JuyHUZn6X12poYKl8ZUk1844twZflJWQ8XgyvIE0r5gazQ/w572-h429/Miguel_Coelho_e_Thiago_Lacerda_em_Al%C3%A9m_de_N%C3%B3s_cr%C3%A9dito_Atama_Filmes.jpg)
Rodado em catorze cidades de cinco estados - Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia - Além de Nós é o longa-metragem de estreia do diretor Rogério Rodrigues para as telas grandes (anteriormente o realizador dirigiu a série Universo Z para canais de streaming). O filme se passa parcialmente no pampa gaúcho, mas sua narrativa se estende para outras regiões e locais do país, como o Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, e o tradicional Rodeio do Rancho Quarto de Milha em Presidente Prudente, no interior paulista.
Além de Nós conta a história de Léo (Miguel Coelho), um jovem peão de fazenda que nunca saiu de seu pequeno vilarejo no sul do Brasil. Ele sofre duas grandes perdas no mesmo dia: é demitido e testemunha a morte do pai (participação de Clemente Vascaíno). Ao encontrar uma foto e uma carta, Leo se depara com a necessidade de realizar o último desejo de seu pai. Para atender ao pedido, viaja com seu tio Artur (Thiago Lacerda) para a cidade do Rio de Janeiro. No caminho desconhecido, Leo resgata a relação com o tio, de quem discorda totalmente sobre a forma de ser e de viver, tornando esta jornada uma grande aventura de descobertas e transformações.
O filme de Rogério Rodrigues foi exibido na 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em 2022.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgj7084BnuYgj6pSCf-QcjLGRbU7r1NdNyapaMhrabzd7BqAW2C1gOPR2oIHoy-ya1-T8nLreGlqeH1flHhRf4CRzoa4RjPnRRL6jaE3zrDHL4Dgb7BHnxs3Bp4c_Xu7WPOKARenI325rppFhnP_3_z3mruYCftcrxoyY72xeLaZNNFJaSZTCgoE9UElg/w484-h363/Miguel_Coelho_em_Al%C3%A9m_de_N%C3%B3s_cr%C3%A9dito_Atama_Filmes.jpg.jpeg)
Há um pecado original na exposição inicial dos personagens de Além de Nós. Nada que comprometa essencialmente a obra, mas efetivamente retarda nossa identificação com a narrativa. Os protagonistas, Artur e Leo, são apresentados de maneira um tanto apressada e elíptica, com muitas lacunas que devem ser preenchidas (ou intuídas pelo espectador). Artur é o tio sem eira nem beira, aparentemente um gaúcho urbano que não encontra formas razoáveis e satisfatórias de conviver na solidão da vida na fazenda. A bebida é sua grande companheira e aliada. Em síntese, um péssimo exemplo a ser seguido pelo sobrinho Leo, um jovem peão de estância. O episódio da demissão de Leo é o estopim que move a narrativa. Não sabemos a razão objetiva da demissão, não sabemos se houve injustiça ou não. Portanto, a princípio, Leo não conta como nossa empatia. Ao relatar sua demissão para o pai ocorre uma discussão, único momento de interação entre os dois. A relação de Leo com o pai é aparentemente fria e conflitada. Nada que justifique plenamente, portanto, a missão que o jovem toma para si ao cumprir a qualquer custo o desejo final do falecido pai. A motivação parece frágil, ainda que represente uma espécie de acerto de contas decorrente de um sentimento de culpa.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHtZw0ZChJzJ8YzBmNOuchNbP_UMdF5K32Wvh3XxQmqCOlMBEjydKXEgkC1egpBNsca0d19LpxAJViCtbg06fX5VntHmKuMEFhg5XXPIfLUXtBasrmgauJVJLmGjHpBXK4QMmM2gIHSs2hPCFay30Uoocove4i-GHI3z0u3_1FbSB5G4Kh_kkTqjDrOg/w553-h415/Thiago_Lacerda_e_Miguel_Coelho_em_Al%C3%A9m_de_N%C3%B3s_cr%C3%A9dito_Atama_Filmes_.jpeg)
Na condição de road movie Além de Nós é um filme de personagens em contraste com paisagens, e deste confronto a resultante é a sabedoria, o entendimento do sentido da vida e do lugar que ocupamos no mundo. Esta é a transformação que ocorre com os protagonistas, Artur e Leo. Um tema subjacente, que perpassa a narrativa, é a transformação pela qual passa o campo, em oposição ao avanço da civilização tecnológica. A lida campeira, raiz e tradicional, vem perdendo espaço, como bem comprova o peão Leo ao lamentar que a fazenda onde trabalhava optou pelo reflorestamento, abrindo mão da criação de gado no pasto. A imagem icônica de uma barreira de árvores, que interrompe a cavalgada livre do gaúcho em sua montaria, é um símbolo eloquente que representa em imagens este embate desigual.
Além de Nós é uma viagem onde o ponto de chegada está longe de ser o destino final. É apenas o início das diversas estradas da vida que estão à nossa frente.
Assista ao trailer: Além de Nós
Jorge Ghiorzi /
Membro da ACCIRS