terça-feira, 13 de dezembro de 2016

As várias faces de Nicolas Cage


Nicolas Cage é um astro diferente na Hollywood de hoje. Não é exatamente um ator que se deixa seduzir pelo glamour, marca registrada de 9 entre 10 estrelas do cinema. Pelo contrário, sua forma um tanto despojada de levar a carreira demonstra que ele decididamente anda na contramão da turma que idolatra um red carpet.

Olhando em retrospectiva, a filmografia de Nicolas Cage revela números impressionantes. Na última década ele tem participado de três a quatro filmes por ano (!). Um ator de alta performance. Hiper ativo. Super requisitado. A impressão que passa é que ele não resiste a nenhuma proposta. Não sabe dizer "não". Embarca em todas, com um desprendimento raramente visto em um ator com seu status. Nicolas Cage ainda preserva em parte seu status na indústria. Crédito e prestígio não parecem lhe faltar, ainda que tenha participado de verdadeiras bombas cinematográficas nos últimos anos.


Nicholas Kim Coppola (sim, seu tio Francis é aquele que dirigiu O Poderoso Chefão, logo, ele é primo da atriz/diretora Sofia), é um fanático leitor e colecionador de quadrinhos. A inspiração para seu nome artístico veio do personagem Luke Cage. No início da carreira o tio Francis deu uma força ao escalar o jovem Nicolas em pequenos papéis nos anos 80. Mas logo o ator começou a andar pelas próprias pernas. Há exatos 30 anos participou de Asas da Liberdade, de Alan Parker, e começou a chamar a atenção. Graças ao prestígio do público e os elogios da crítica, a carreira de Nicolas Cage rapidamente entrou em ascensão, até 1995, quando encontrou seu melhor papel em Despedida em Las Vegas, pelo qual recebeu o Oscar de Melhor Ator. O mundo, então, parecia aos seus pés. Mas, algo deu errado, e a partir de então sua carreira perdeu força, ainda que nunca tenha deixado de filmar. Apenas perdeu relevância.

A razões para isso? Difícil definir com clareza, mas certamente tem algo a ver com sucessivas escolhas equivocadas que jogaram sua carreira para um destino incerto. As escolhas erradas foram tantas e tão frequentes que nos perguntamos o que realmente Nicolas Cage estava querendo fazer com sua promissora carreira.



Algo semelhante aconteceu com Matthew McConaughey, um ator que surgiu como promessa de um "novo Paul Newman", mas que em dado momento desandou. Suas escolhas (também equivocadas) revelavam que ele parecia mais interessado apenas em se divertir fazendo filmes. Até que um dia deu um "clic" em Matthew McConaughey. Redirecionou a carreira, até o surpreendente comeback que testemunhamos em 2013 quando se redescobriu (e foi redescoberto) como um grande ator. Será que ainda veremos um retorno do velho e bom Nicolas Cage de guerra para o primeiro time de atores de Hollywood?

(Texto originalmente publicado no portal "Movi+" em outubro de 2014)

Jorge Ghiorzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário